terça-feira, 11 de novembro de 2008

Portas

Sou especialista nelas e ao mesmo tempo, uma completa ignorante no assunto. Já abri portas que jamais deveriam ter sido... mas que fechadas não sobreviveriam. Algumas se abriram generosamente diante dos meus olhos, que incapazes de ver, simplesmente não viram.

Das incontáveis portas pelas quais eu passei, as que mais me inspiraram foram aquelas que passaram através de mim. Que por algum motivo alheio a minha vontade, simplesmente mudaram o tom da minha melodia.

E a minha melodia ecoou por elas, se sobrepôs a elas, ficou maior que elas.

As portas escondem e desvendam mistérios que muito me encantam, que impiedosamente me assustam e que imperativamente me fazem continuar. Passar por elas e deixar que elas passem através de mim, me fortalece ao mesmo tempo que drena. Me energiza, ainda que me consuma.

As minhas portas, todas elas, estão sendo revisitadas. Ainda não sei bem quais eu devo trancar e quais eu preciso abrir. Sei que dói, sei que afaga. Como são feias algumas delas. Outras, são tão bonitas quanto rasas. E poucas, bastante raras.

São minhas, eu sei. Mas são também de tanta gente, de tantos amores, dissabores, sobreviventes, singulares e plurais. De alegrias e de afetos , uns maiores que os outros, mas nenhum deles melhor que os demais. Cada personagem tem o tamanho exato para que a platéia nunca mais seja a mesma.

Joguei fora todas as chaves, mas mantive as portas destrancadas. Para que eu, e somente eu, possa abrí-las sem que as chaves precisem existir. Afinal, eu preciso ser, não elas.

Ser capaz de manter fechadas as portas erradas, ainda que elas estejam abertas. Ser sincera a ponto de abrir somente aquelas que me arrebatarem, sem a ilusão passageira, sem a culpa da pouca importância, sem o constrangimento de ter que fechá-la logo no minuto seguinte à sua abertura.

Um comentário:

gi sakamoto disse...

q bom q vc tem muitas portas... eu tenho muitas janelas... das quais a maioria, por causa do meu pequeno tamanho, dificulta o alcance. =)))
mas isso outra coisa!! hahaha