segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Da importância de seguir adiante!

Esta é a primeira crise econômica na qual eu realmente estou inserida. Me lembro bem de como meu pai foi guerreiro na época do plano Collor. No momento em que muitos diziam que nada poderia melhorar, ele levantou a cabeça e enfrentou o problema com dignidade. Aprendi com ele que seguir adiante é lindo, pois nos define como pessoas capazes de virar o jogo.

A última sexta-feira foi um dia difícil pra mim e pra muitos que como eu, custam a se conformar em vem amigos queridos e profissionais competentes saindo pela porta e dizendo "até breve".

Mas eu acredito no "até breve". Não quero entrar num mérito "sócio-político-capitalista-e-os-cambal", até porque não tenho conhecimento de causa suficiente pra isso. Quero sim falar de aprendizados.

Aprendi com meu pai, que nos momentos de crise é hora de seguir adiante e não de recuar. Por isso, o "até breve" me soa tão verdadeiro. Eu sei - e não me perguntem o porque - que vamos terminar o ano de um jeito melhor do que começamos.

Tenho encontrado pessoas que pensam da mesma forma. Gente que parte pra luta sem se lamentar. O lamento é perda de energia. E energia é tudo o que não podemos perder agora.

Precisamos dela pra começar de novo. Para deixar pra trás o modelo viciado implementado pelo capitalismo que trata as pessoas como números, que não pensa no coletivo e sim no individual. Esse modelo é "so last year". Ele não vale mais.

Estou aprendendo debaixo de porrada, que não é apenas o trabalho que dignifica o homem. A falta dele também faz isso. A possibilidade de perder nos faz pensar no quanto ele é imprescindível. E não falo apenas sobre dinheiro no bolso. Falo de convicções. De exercitar a responsabilidade, de colocar o coração a serviço de cada tarefa desenvolvida.

Sei que mesmo com tamanha dedicação, uma certa crise pode bater à porta e nos tirar o chão. Pessoas dedicadas perderamm seus postos. Muitas. Em vários lugares. Mas elas levantaram a cabeça e recomeçaram suas buscas. Sem fraquejar. Conscientes de que podem fazer diferença em qualquer lugar que lhes abrir as portas.

Escrevi esse texto especialmente para os amigos que no momento, estão se sentindo perdidos, mas que tenho certeza, muito breve voltarão para o jogo. Porque são bons, dignos, talentosos, guerreiros.

Bola pra frente.

Nos vemos muito em breve.

Com carinho,

Flá.

Nenhum comentário: